Nesse guia, vamos abordar passo a passo como iniciar seus investimentos em criptomoedas. Ao querer iniciar algo, a primeira coisa que nos vem à mente é: por onde eu devo começar? Considerando que você já tomou a decisão de começar investir em criptomoedas, vou tentar ajudar da forma mais rápida, prática e objetiva possível para você começar a investir ainda hoje.
Note que o post é recomendado para quem já se decidiu. Você começou a acompanhar as novidades, viu que é um mercado recheado de oportunidades, está ciente dos riscos e quer investir. Nesse post, vamos dar o passo a passo.
Crie um conta na corretora
Embora as criptomoedas foram criadas com a proposta de serem descentralizadas, ou seja, não depender de terceiros para que alguma transação fosse realizada, na maioria dos casos se faz necessário ter uma plataforma intermediária para negociar suas criptos.
Imagine que você quer comprar Bitcoin. Na modalidade de transação p2p (pessoa para pessoa), funciona como no mercado convencional. Você teria que comprar diretamente de alguém. Pode ser pessoalmente, virtualmente por meio de comunidades em redes sociais ou até por meio de sites que listam pessoas que estão vendendo seus ativos, mas todas essas formas estão atreladas à confiança. O que não é muito bom, pois é sabido que existem pessoas mal intencionadas que podem receber seu dinheiro e não transferir as criptos negociadas.
Dessa forma, se faz necessário a intermediação de uma plataforma para negociação de moedas. É aqui que as exchanges entram na jogada. Exchange é simplesmente uma plataforma onde são listadas inúmeras criptomoedas que podem ser negociadas sem que seja necessário entrar em contato diretamente com o portador dos ativos. Se você é alguém que investe em ações, as exchanges desempenham, basicamente, a mesma função das corretoras da bolsa de valores brasileira, a B3.
Qual corretora usar?
Agora que você já sabe o que é uma exchange, está na hora de criar uma conta. Mas agora surge a próxima dúvida: em qual corretora devo criar minha conta? Bom, essa é uma pergunta que merecia um artigo só para responder. Mas vou resumir muito brevemente minha resposta recomendando criar uma conta na corretora que uso atualmente – a Binance.
Mas por que a Binance? Resumidamente, atualmente ela é uma das maiores do mundo, movimentando bilhões de dólares por dia. Se você pesquisar na internet quais as melhores exchanges certamente a Binance estará listada em todas as listas. Eu poderia enumerar diversos diferenciais dessa plataforma, mas vou resumir rapidamente os aspectos mais importantes:
Segurança – ao escolher uma plataforma pra enviar seu dinheiro é importante ter a garantia de que seu dinheiro está seguro. Por ser a maior exchange do mundo, espera-se que o investimento em segurança seja altíssimo.
Taxas – em cada transação de compra, venda e transferência de ativos, as corretoras de criptomoedas cobram taxas. Algumas exchange cobram taxas abusivas, na Binance, embora tenham taxas, não chegam a ser tão altas como em outras exchanges. Mas você ainda conta com a possibilidade de adquirir um pouco da moeda Binance Coins (BNB) para ter descontos nas taxas.
Liquidez – imagine que você compre uma determinada moeda. Depois de um tempo você deseja vendê-la, mas na hora de vender não há alguém para comprar. Isso é chamado de falta de liquidez. Na Binance, isso é muito difícil de acontecer por se tratar da maior corretora de criptomoedas do mundo. São milhares de pessoas negociando suas moedas diariamente, dificilmente terá falta de liquidez quando você for vender suas moedas.
De forma, extremamente resumida, esses são alguns dos motivos pelos quais eu recomendo a Binance para todos que me perguntam qual exchange usar.
Quer ter descontos nas taxas?
Lembra que eu te falei que em cada transação são cobradas taxas? Então, existem algumas formas de diminuir o valor dessas taxas. E o melhor é que é tudo muito simples. Se cadastrando por um link de recomendação, você tem descontos em todas suas transações. Eu estou fornecendo o meu link de afiliado aqui, então considere clicar no meu link para ter um cadastro na Binance. Em troca, você me ajuda também. Segue o link: https://www.binance.com/pt-BR/register?ref=KQPTWU0D.
Ferramentas de apoio
Acompanhar o mercado é imprescindível se você quer ter bons resultados. Portanto, se faz necessário você se equipar com os melhores aplicativos para acompanhar, analisar e até operar por meio deles.
Existem centenas de aplicativos que podem te auxiliar nessa tarefa, no entanto, vou listar apenas os mais completos e populares entre os investidores de criptomoedas. Segue a lista:
TabTrader
Este app faz-se necessário devido a sua praticidade para quem quer analisar gráficos pelo celular e/ou tablet. Ele conta com ferramentas de análise gráfica, podendo ser muito útil para aproveitar seu tempo enquanto está longe do seu computador. O app ainda conta com alarmes onde é possível sinalisar quando uma moeda atinge determinado valor
Cripto Bubbles
O Cripto Bubbles está entre um dos mais intuitivos da categoria, pois ele lista as criptomoedas em um layout baseado em bolhas. As criptos se dividem em duas cores e tamanhos variados. Onde a cor verde representa alta e vermelho queda. O tamanho varia de acordo com a valorização ou desvalorização do ativo.
É uma forma muito intuitiva de acompanhar as moedas que estão em alta, com maior volume em espaços de tempos diferentes. Você pode alterar para hora, dia, semana, mês e ano. Este também é um dos mais queridos entre os investidores. Para você que está iniciando será de grande valia.
Blockfolio
Depois que você comprar seus cripto ativos, terá que acompanhar o desempenho de cada um. O Blockfolio é uma dos apps mais práticos para essa atividade. Você não precisa adicionar moeda por moeda no app manualmente. Basta conectar por meio de API a sua corretora. O aplicativo listará todas as moedas do seu portfólio e exibirá o desempenho de cada uma delas de forma organizada e intuitiva.
App de sua exchange
Após criar sua conta na exchange de sua preferência, aproveite e instale o app correspondente. Certamente, ele facilitará muito vários processos e você poderá fazer suas operações mesmo quando estiver longe do computador.
Use um bot de operações automáticas
Agora que você já está capacitado para iniciar suas operações de compra e venda de criptomoedas, fica a questão mais importante: você já sabe quais ativos comprar? Qual a melhor hora para comprar ou vender?
A boa notícia é que existem robôs de automação que podem te auxiliar de forma muito eficiente. Desde muito tempo existem robôs que operam no mercado financeiro, mas esses bots eram acessíveis apenas às grandes instituições devido seu alto custo. Hoje em dia, existem empresas que oferecem esse serviço de forma mais acessível.
Os bots de operações de criptomoedas são ferramentas incríveis para todos os níveis de investidores, desde os que estão iniciando até os mais sofisticados.
Esses robôs trabalham operando 24 horas por dia fazendo proveito das flutuações do mercado. Eles fazem uso de indicadores técnicos para avaliar qual o momento certo para comprar e vender os ativos. Se você é iniciante e ainda não conhece esses softwares, recomendo fortemente dar uma conferido nos artigos recomendados abaixo para você conhecê-los com mais profundidade
Atualmente, existem inúmeros bots de investimentos. Dentre os mais populares do mercado, gostaria de destacar apenas aqueles que eu usei por alguns meses e tive excelentes resultados. Se você deseja conhecê-los, são o NeiO Network, TradeSanta e 3Commas.
Conclusão
O mercado de financeiro, exclusivamente o de criptomoedas, causam espanto por conta de sua complexidade e abrangência. Obviamente, nenhum guia, por mais completo que seja, será capaz de abordar todas nuances da área. Este breve ativo, foi uma tentativa de te ajudar a entrar nesse mercado de forma mais rápida, sem muita enrolação. Se você quiser nos acompanhar, podemos nos aprofundar em cada um dos aspectos tratados aqui. Basta você nos seguir nas redes sociais e aqui no blog para mais dicas e muitas novidades desse mercado que está apenas começando.
Abraço a todos e muito sucesso!